Título estranho, não é mesmo? Pois é... essa é a campanha da prefeitura do Rio. Cartazes informam que os indivíduos que forem pegos fazendo xixi na rua (com essa palavra mesmo, nada de usar o vocábulo urina) serão presos. Parece meio absurdo, mas pelo visto e pelo cheiro, milhares de pessoas são adeptas a esta prática.
As latas de lixo são poucas e vazias, enquanto dejetos de todos os tipos se acumulam nas sarjetas e nas praias. Ao menos nesse ponto ganhamos de longe dos cariocas! Nossas praias são muito mais limpas!!
Domingo de carnaval, 10 horas da manhã. A idéia de passear em Santa Teresa parecia um forma interessante de adiar a ida para a praia até depois das 15 horas. Aqui segue um relato das experiências sensitivas do centro do Rio neste dia.
"O cheiro de urina era enlouquecedor. Tornava-se impossível caminhar pelas ruas. A cinelândia estava um caos, na noite anterior a festa deve ter sido boa e naquele momento toneladas de lixo formavam montanhas nas esquinas. Outra quantidade semelhante ainda estava espalhada pela praça, esperando ser recolhida. Os vendedores de bebida e comida ainda estavam lá arrumando suas coisas e jogando o lixo fora (no chão, claro). O calor tornava o ambiente ainda mais nauseante. Volta e meia soprava um vento mas, ao invés de refrescar, trazia consigo um odor já conhecido: aquele citado previamente, de lixo e urina. Nas proximidades, centenas de bêbados ainda dormiam sob as marquises ou na grama."
Estas são imagens lamentáveis que eu gostaria de nunca ter visto. Mas depois disso tudo, compreendi a necessidade desta campanha. Espero não presenciar mais cenas como estas, nem aqui no Rio nem em nenhum outro lugar no mundo.
Parabéns aos garis desta cidade maravilhosa! Se não fossem eles (e milhares de litros de creolina) neste momento este lugar seria inabitável!
Diálogo - arte no iPhone
Há 15 anos
pois é...a falta de educação ainda vai acabar com agente
ResponderExcluir